
terça-feira, 8 de setembro de 2009
HISTÓRIA DA FAMÍLIA JAHEL
Há aproximadamente um século veio da Síria, um único membro da família Jahel. Chamava-se Elias Miguel Jahel e se instalara no Distrito de Ibiranhém, município de Mucuri/BA, divisa com Minas Gerais, a 25km da cidade de Nanuque-MG.
Os motivos da vinda de Elias Miguel Jahel não se sabe ao certo, mas segundo os mais antigos, ele estava fugindo da guerra. Com o passar dos anos, como o Elias Miguel Jahel não se comunicava com os seus pais, estes, inconformados, enviaram o irmão Felipe Jahel, com o objetivo de encontrar Elias.
Felipe Jahel desembarcou em Vitória, localizou o irmão Elias no Distrito de Ibiranhém e retornou à capital capixaba, onde se instalou, jamais retornando à Síria. De maneira que daquele país vieram somente estes dois irmãos: Elias e Felipe.
Felipe ficou em Vitória e Elias no município de Mucuri, dando origem, assim, a duas famílias Jahel. A de Vitória, derivada de Felipe outra no município de Mucuri-BA, derivada de Elias. Entretanto, estas duas famílias jamais se conheceram ou se reuniram, embora a distancia não seja tão grande.
Nunca tiveram interesse de se conhecerem e se aproximarem e até hoje permanecem assim. Não se sabe ao certo, também, se Felipe e Elias eram, de fato, Sírios ou Libaneses. Sendo assim, os Jahel são descendentes de Sírios ou Libaneses? Elias Miguel Jahel casou-se no Brasil e gerou 09 filhos. Estes nove filhos geraram 51 filhos e estes 51 filhos multiplicaram-se por 4, gerando um total de 204 indivíduos e assim sucessivamente.
Dos 09 filhos de Elias Miguel Jahel (primeira linhagem), atualmente existe apenas um vivo: o Sr. João Borges Jahel. Este sobrenome Borges é da esposa do Sr. Elias Miguel Jahel. De modo que todos os Jahel do município de Mucuri são originários das famílias Borges, do Brasil e Jahel, da Síria ou Líbano.
Quanto aos Jahel de Vitória, não se sabe de mais histórias ou notícias em virtude de nunca terem se aproximado. A presente história está sendo narrada pelo Empresário e Acadêmico de Direito, Manoel Elias Souza Jahel, filho de Jorge Borges Jahel e dona Adalgisa Souza Jahel (in memorian).
Contatos: Fone: (33) 9193-5517 / E-mail/msn: manoeljahel@hotmail.com